Bairrada traz 21 produtores de vinho e um restaurante a Lisboa

Estúdio Time Out no Mercado da Ribeira acolhe a 23 de Março uma “embaixada” que integra 21 produtores de vinho e um restaurante da Bairrada

 


Bairrada@LX’  acontece a 23 de Março das 15:00 às 20:00, no Estúdio Time Out no Mercado da Ribeira e ainda três exclusivas ‘Prova no balcão com’ Mário Sérgio, Luís Pato e Osvaldo Amado

Vinte e um produtores de vinho  e um restaurante – Rei dos Leitões – vão descer da Bairrada até Lisboa para dar a especialidades  da região.

A terceira edição do Bairrada@LX tem lugar já este Sábado, dia 23 de Março, entre as 15:00 e as 20:00, no Estúdio Time Out, situado no primeiro piso do Mercado da Ribeira. A entrada custa €10,00 e inclui copo e a degustação dos vinhos à prova.

A organização do Bairrada@LX cabe à Eira da Beira, que conta com o apoio da Comissão Vitivinícola da Bairrada. Como tal, os produtos vínicos presentes são todos certificados, envergando o selo de qualidade DO Bairrada ou IG Beira Atlântico.

Na “manga”, os produtores levam para o Bairrada@LX as mais recentes colheitas dos seus néctares – algumas delas passíveis de serem degustadas em primeira mão –, mas também algumas curiosidades de outros tempos. Destaque também paras a presença assídua dos espumantes de ‘Baga Bairrada’ e de vinhos da categoria ‘Clássico’. Todas as referências vínicas em prova podem ser encomendadas durante o evento, estando disponível um catálogo com os respectivos preços (convidativos, mas apenas válidos para compras feitas nesse dia).

Para os mais acérrimos seguidores da Bairrada ou curiosos enófilos, o Bairrada@LX tem, em estreia este ano, as chamadas ‘Prova(s) no balcão com...’, momentos de grande partilha e “cumplicidade” entre produtores/enólogos e enófilos.

Pelas 16:00 é a vez de Mário Sérgio Alves Nuno, produtor da Quinta das Bágeiras, falar sobre a ‘Maria Gomes, uma grande casta da Bairrada’, ao mesmo tempo que lança a nova colheita do seu ‘Avô Fausto’, um branco de 2017. Segue-se o famoso Luís Pato, que às 17h00 vai falar da ‘Baga na Vinha Pan’. Pelas 18hh0, Osvaldo Amado, enólogo da Adega de Cantanhede, também vai dar tempo de antena à ‘Baga’, a casta rainha da Bairrada. São 36 lugares divididos pelas três provas, sendo que cada lugar tem um custo extra de €10,00 por pessoa.


O restaurante o Rei dos Leitões volta a seguir viagem com os néctares da Bairrada, ao marcar presença no Bairrada@LX, pela terceira vez. O ‘Leitão à Moda da Bairrada’ é já um clássico, por isso, não vai faltar à chamada. A ele juntam-se outras iguarias e também doçaria da região.


A escolha do Mercado da Ribeira não é por acaso: trata-se de um espaço cosmopolita, onde quem vive ou está de passagem por Lisboa pode redescobrir, provar a aprofundar o conhecimento acerca da região vitivinícola da Bairrada. Ao mesmo tempo, pode fomentar maior expressão destes vinhos na restauração que se encontra concentrada neste centro de gastronomia da capital do país.

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

Actualidade