Essência do Vinho já nesta quinta feira no Porto

Essência do Vinho arranca quinta-feira e representa um impacto na cidade de cerca de 2,6 milhões de euros e com a novidade de uma loja que permite adquirir vinhos a preços simpáticos

 As portas do Palácio da Bolsa abrem-se para acolher a 16ª edição da principal experiência do vinho em Portugal já a partir da próxima quinta-feira, 21 de Fevereiro, até domingo, dia 24.

Essência do Vinho – Porto é um momento de celebração e de divulgação do vinho, gerando um retorno de receitas na cidade, directas e indirectas, calculado em 2,6 milhões de euros.”


A estimativa consta de um estudo realizado pelo ISAG – European Business School, durante a edição de 2018, que “avalia o perfil dos visitantes e o comportamento tido pelos que visitam o Porto a pretexto do evento.” “Há resultados muito interessantes. Por exemplo, 39% dos visitantes do Essência do Vinho - Porto pernoitaram na cidade e ficaram em média duas noites. Desses, 48% ficaram alojados em hotéis. O visitante gasta em média 71,04 € em alojamento e 56,82 € em refeições. Extrapolando a amostra para o número de visitantes, é possível verificar que o evento representa um impacto ao nível da cidade do Porto entre 2,3 e 2,6 milhões de euros, o que diz bem do impacto e da afirmação desta iniciativa no calendário anual de grandes eventos na cidade”, nota Nuno Botelho, director da Essência do Vinho.


A par dos visitantes, Essência do Vinho– Porto traz ao país uma significativa comitiva de especialistas internacionais: jornalistas, críticos de vinho, sommeliers, wine educators e importadores de mais de 10 nacionalidades distintas.
Serão muitos destes convidados que irão eleger o TOP 10 Vinhos Portugueses, um pouco antes do início da abertura do certame.

Uma pré-seleção realizada pela Revista de Vinhos, tendo por base vinhos que mais se notabilizaram no ano transacto, colocará em prova mais de 60 vinhos portugueses (brancos, tintos e fortificados) para derradeira avaliação do júri internacional.

Outra das novidades desta 16ª edição é a criação de uma loja pop-up a funcionar no evento, que permitirá aos visitantes escolher os vinhos que mais apreciaram e recebê-los em casa.

“Consideramos que é fundamental divulgar o vinho português e todo o nosso trabalho é nesse sentido, pelo que a loja pop up era já um desejo antigo que este ano vamos conseguir concretizar”, revela o director da Revista de Vinhos, Nuno Guedes Vaz Pires. “Todos os produtores presentes registaram uma seleção dos vinhos que estão em prova no evento e todos os participantes poderão comprar, no momento, através de uma app e num balcão de apoio à loja, os vinhos preferidos”. A app vai estar disponível disponível para iOS e Android e engloba vários rótulos selecionados dos mais de 3 mil vinhos em prova. “Ao mesmo tempo, o Essência do Vinho – Porto vai ter “um sistema de votação dos vinhos em prova, que vai ser divulgado em direto em ecrãs gigantes, através dos votos/‘gostos’ dos participantes na app”, revela Nuno Pires.

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

Actualidade