Vila Galé Douro Vineyards abre com um mural de rolhas de cortiça

O Vila Galé Douro Vineyards, em Armamar, Douro, vai ter exposta uma obra de Saimir Strati, artista plástico premiado com dez recordes mundiais do Guinness.

 

Nesta unidade de agroturismo que abrirá a 01 de Abril, está exposto um mural de 1,80m por 1,60m dedicado ao Douro Vinhateiro, feito com cerca de sete mil rolhas de cortiça.

O tema foi escolhido dadas as características desta unidade hoteleira que será quase totalmente dedicada ao enoturismo.

“Numa primeira fase com apenas sete quartos, restaurante, piscina exterior e adega, o Vila Galé Douro Vineyards fica na centenária Quinta do Val Moreira, onde o grupo vai lançar-se na produção de vinhos do Douro.”

Vila Galé já produz vinhos e azeites em Beja, Alentejo, sob a designação Santa Vitória.

Saimir Strati, nascido em Tirana, na Albânia, em 1966,é uma referência mundial na arte do mosaico.

Em 2014 conquistou um dos seus recordes do Guinness com o maior mosaico do mundo, feito com 300 mil rolhas de cortiça, que retrata o Nobel de Literatura português, José Saramago, e ocupa uma parede de 157 m2. Esta obra está exposta no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor. Recentemente, fez também um retrato de Madre Teresa de Calcutá a sorrir com 1,5 milhões de agrafos, inspirando-se na crise dos refugiados.
Iniciando o seu percurso como restaurador de mosaicos num parque arqueológico albanês, Saimir Strati passou depois a criar as suas próprias obras, tendo já participado em mais de 100 exposições individuais e coletivas na Albânia, Croácia, Turquia, Itália, França, Espanha, Portugal, Azerbaijão, EUA ou Dubai.


Saimir Strati irá trabalhar neste mural com rolhas de cortiça no fim de semana durante a terceira edição do evento Vinhos em Cena, que decorre a 23 e 24 de Março, no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, para promover o encontro entre o vinho e a arte.

Esta iniciativa contará ainda com a participação da enóloga dos Vinhos Santa Vitória, Patrícia Peixoto, que fará uma prova comentada, pelas 16:00, de sábado, 23 de Março.

Pelas 18:00, além de Patrícia Peixoto, entra em cena Bernardo Cabral, também enólogo da Santa Vitória, para uma conversa sobre vinhos com Vasco d’Avillez e Rui Veloso.

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

Actualidade