“História a História África” o novo programa da RTP2

“História a História África” o novo programa da RTP2

“História a História África” o novo programa da RTP2 D.R.

“História a História África” o novo programa da RTP2 foi apresentado pelo historiador Fernando Rosas, na tarde de ontem no Palácio Foz em Lisboa

Com autoria do historiador Fernando Rosas e produção da Garden Films, “História a História” regressa aos ecrãs, tratando agora exclusivamente da história colonial portuguesa em África.

Agora denominada “História a História África”, com emissão na RTP2, aos domingos, pelas 21:00 e RTP África, às terças, pelas 21:00, permitindo um melhor conhecimento da influência e presença de Portugal nos países africanos.


Para o Prof. Fernando Rosas, “História a História África é uma viagem pelo colonialismo moderno português desde finais do séc. XIX até 1975, que contempla as políticas coloniais dos vários regimes deste período - Monarquia Constitucional, República, Estado Novo - das resistências a elas e dos seus desenlaces. O programa é baseado numa investigação feita em arquivos documentais e audiovisuais e vem inserir-se no debate em curso sobre as políticas coloniais portuguesas no mundo da sua época.”


Filmada em Angola, Moçambique, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Portugal, “História a História África” começa nas guerras de ocupação e nas “campanhas de pacificação”, no século XIX, e atravessa diversas dimensões da história imperial portuguesa: as políticas coloniais da Primeira República e do Estado Novo; os projetos de povoamento branco; as diferentes formas de exploração da mão-de-obra nativa e as políticas segregacionistas; as atrocidades cometidas pela PIDE nos territórios africanos; a manutenção da escravatura; os massacres não reconhecidos oficialmente; a origem dos movimentos de libertação; as grandes obras do império em Moçambique e Angola; a Guerra Colonial; a organização das lutas armadas; a insurreição dos colonos; o retorno.


“História a História África” é o resultado de dois anos de trabalho de investigação própria, recolha de materiais iconográficos e documentais, escrita dos guiões e gravações em África. Ao longo de 13 episódios serão abordados temas inéditos em televisão e mostrados locais de difícil acesso.

terça, 14 Nov. 2017 10:00 – domingo, 31 Dez. 2017 17:00
Campo Grande 245, Lisboa, Lisboa

terça, 14 Nov. 2017 10:00 – domingo, 17 Dez. 2017 18:00
Campo Grande 245, Lisboa, Lisboa

captcha