"O Caminho Português é o segundo itinerário mais percorrido” pelos peregrinos até Santiago de Compostela

terça, 10 outubro 2017 23:01 Escrito por 

O Caminho Português, também conhecido por Via Lusitana, é o segundo itinerário mais percorrido pelos peregrinos até Santiago de Compostela (Galiza), só superado pelo Caminho Francês, ocupando o sétimo lugar na lista.

Segundo do Departamento de Promoção do Turismo da Galiza, referentes até ao passado dia 06 de Outubro deste ano, indicam que "o Caminho Português é o segundo itinerário mais percorrido” no ‘ranking’ dos sete principais Caminhos de Santiago, sendo apenas superado pelo Caminho Francês, o percurso que está em primeiro lugar na lista e que registou 158.065 mil peregrinos, o que representa 59,5% do total dos peregrinos a realizar os Caminhos de Santiago em 2017.

O Caminho Português registou 52.902 peregrinos, um valor que representa 19,9% do total de peregrinos que chegaram a Santiago de Compostela naquele período, disse à Lusa José Meirelles, do Departamento de Promoção do Turismo da Galiza, referindo que em sétimo lugar aparece o Caminho Português da Costa com 6.388 peregrinos 4,41%, a realizar aquele itinerário.

O Caminho Português da Costa, que se faz junto à costa atlântica e que une os concelhos do Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença, até chegar a Santiago de Compostela.

Até 06 de Outubro deste ano, a Galiza "recebeu um total de 265.584 peregrinos”, sendo que mais de metade dos peregrinos estrangeiros 54,95% e os restantes são peregrinos espanhóis 45,05%.

Dos peregrinos estrangeiros 54,96% registados entre Janeiro e Outubro deste ano, os viajantes peregrinos portugueses foram 11.332, ou seja 4,27%.