momondo revela as Tendências de Viagem e o que escolher em 2018

momondo revela as Tendências de Viagem e o que escolher em 2018

momondo revela as Tendências de Viagem e o que escolher em 2018 D.R.

A momondo pesquisou e reuniu as principais tendências de acordo com os mais recentes estudos da indústria e mostra agora os resultados, mas como é óbvio, a escolha é sua.

Graças ao excesso de turismo nas principais cidades do mundo, os turistas irão procurar cada vez “mais destinos menos conhecidos “
O rápido crescimento do turismo em cidades como Amesterdão, Paris e Veneza faz com que os turistas optem por destinos semelhantes às grandes cidades, porém menos lotados e menos dispendiosos: em vez de visitarem Barcelona, por exemplo, concentrar-se-ão em cidades com impressionantes ofertas culturais como Sevilha ou Valência.

Convém não esquecer que durante o último ano uma das grandes tendências das redes sociais foi a partilha das refeições feitas nos restaurantes mais aclamados.
O futuro do turismo culinário, no entanto, parece afastar-se de refeições caras para experiências alimentares mais autênticas; visitar os mercados locais e jantar com os habitantes do país que estão a conhecer será uma das grandes tendências para os viajantes que exploram destinos novos.

Férias inteiras serão planeadas em torno dos alimentos, com destinos escolhidos graças às suas ofertas culinárias. O Japão, por exemplo, será de interesse para os turistas de gastronomia pela sua cozinha única, mercados tradicionais e experiências inovadoras de jantar temáticos.

As viagens já não serão apenas sobre conhecer sítios novos. Uma das tendências deste ano será viagens que procuram oferecer uma realização. Os viajantes cansados de fazer sempre o mesmo procurarão experiências de viagens que lhes permitam alcançar um objetivo ou realizar algo que nunca fizeram antes, como correr uma maratona pela primeira vez, escalar o Monte Kilimanjaro ou caminhar pelos Caminhos de Santiago, por exemplo.

Esta tendência é semelhantes à tendência de “Viagem Experiencial” do ano passado, em que o viajante desejava imergir-se na cultura local, conetar-se com a comunidade e desenvolver um rico conhecimento e compreensão do local que visitava


A tendência de “bleisure” (que vem dos termos em inglês business + pleasure) do ano passado, que mistura negócios com lazer, refere-se aos viajantes de negócios que estendem o tempo da viagem para poderem aproveitá-la melhor. Hoje em dia cada vez mais existe a oportunidade dos funcionários estenderem as viagens de negócios por mais alguns dias ou mesmo semanas para viagens pessoais, e é por isso que a tendência “bleisure” terá ainda mais força.

Em 2018, trabalhar a regime part-time ou freelancer permitirá aos viajantes estender as suas viagens até um mês. O acesso a Wi-Fi confiável em quase todo o mundo, avanços em ferramentas de comunicação online e espaços profissionais de co-trabalho nas principais cidades do mundo, tornam mais fácil do que nunca viver e trabalhar em diferentes destinos por longos períodos de tempo.

Muitos hotéis concentrar-se-ão na criação de grandes espaços comuns para os hóspedes, em vez de ampliar o tamanho dos quartos individuais. Os viajantes de hoje procuram cada vez mais acomodações com espaços designados para sair e conhecerem os outros, semelhante a um conceito de albergue. Estas áreas comuns serão o ponto de foco para os viajantes sociais que procuram o conforto e a privacidade de um hotel, bem como o benefício adicional de conhecer novas pessoas.

Investir em novas tecnologias será uma grande prioridade para os hotéis, uma vez que muitos dedicarão orçamentos mais altos para melhorar os serviços Wi-Fi com velocidades mais altas. Num esforço para tornar o hotel mais confortável e transparente, os hotéis irão investir em novidades como inteligência artificial, check-in e check-out automatizados e aplicações móveis que atendam às necessidades dos hóspedes dentro e fora do hotel; com fácil acesso aos recursos e serviços do hotel a partir da palma das mãos, os hóspedes poderão personalizar a sua estadia, permitindo que a equipa do hotel se concentre na sua experiência.

As viagens solitárias, ou individuais, foram uma tendência importante em 2017, especialmente para o género feminino. Embora permaneça uma tendência para 2018, assistiremos a um grande aumento no interesse de viagens multigeracionais.

Os membros da família de todas as idades, incluindo pais, filhos e avós, viajarão juntos para criarem novas memórias e aproveitarem da companhia uns dos outros. As opções para todas as idades serão uma necessidade para a indústria, seja a acomodação ou atividades, pois precisarão de atender às necessidades de diversas faixas etárias.

As viagens sustentáveis foram uma grande tendência de 2017, porém em 2018 serão ultrapassadas pelas viagens conscientes. Embora a viagem sustentável se concentre principalmente na pegada de carbono do viajante e na economia local, as viagens conscientes incluem ainda o elemento adicional da comunidade.

Mais do que nunca, os viajantes estarão atentos ao seu impacto sobre a economia, bem como na vida daqueles que vivem no destino que visitam. Além de fazerem esforços conscientes para fazerem excursões ecológicas e comprarem produtos orgânicos nos mercados locais, os viajantes gastarão o seu dinheiro de forma a beneficiar a economia local e a comunidade, em vez de em grandes corporações e empresas de investimento estrangeiras. Isso inclui optar por pequenos hotéis e lojas locais.


Em 2018 prefere fugir dos grandes aglomerados de turistas, dar primazia a destinos com uma gastronomia impecável ou hospedar-se num hotel do futuro? Agora que já sabe quais as maiores tendências de viagens para este ano, não perca mais tempo e comece a procurar qual o próximo destino que vai conhecer.

*A informação para este comunicado foi retirada das principais fontes da indústria do turismo, como Skift.com, Intrepid Travel, Travel Weekly, US News e Adventure Student Travel

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