Pedro Machado, pede a António Costa o Ministério do Turismo e Sustentabilidade

Pedro Machado, pede a António Costa o Ministério do Turismo e Sustentabilidade
O Turismo . PT

O Presidente da Turismo Centro de Portugal desafiou António Costa a criar o Ministério do Turismo e da Sustentabilidade porque "tem um peso no país bem mais significativo do que outros".

 

A proposta surge no dia em que António Costa realiza as reuniões com os partidos de esquerda para assegurar as condições de um futuro Governo, na sequência das eleições legislativas do passado domingo.

Em entrevista à Lusa, Pedro Machado referiu que "o país tem oportunidade de reconhecer um sector que tem um peso no país bem mais significativo do que outros tutelados habitualmente por ministérios", lembrando que Portugal foi considerado dois anos consecutivos como o melhor destino do mundo pelos World Travel Awards.

Para Pedro Machado "um ministério do Turismo e da Sustentabilidade, será possível alargar a todo o território nacional, nomeadamente ao interior do país, o conceito de desenvolvimento turístico sustentável", defendeu.

A criação de um ministério para tutelar o sector seria também um reconhecimento do esforço dos empresários e dos trabalhadores do turismo, "uma indústria que tem contribuído como nenhuma outra para a boa saúde da economia", argumenta o presidente.

"É necessário dar um passo qualificante e qualitativo daquilo que representa o turismo em Portugal", diz Pedro Machado, acrescentando que o sector vale 13,7% do PIB (Produto Interno Bruto).

O líder da Turismo Centro de Portugal, que agrupa uma centena de municípios, defende que "é importante que exista um ministério que represente o Turismo de forma autónoma no Conselho de Ministros", sobretudo num período em que economia portuguesa assenta cada vez mais nos serviços e o turismo é a principal indústria que exporta serviços.

Pedro Machado concluiu frisando que "o primeiro-ministro tem nas mãos a possibilidade de reconhecer de maneira institucional a importância do turismo para a economia nacional, ao mesmo tempo que valoriza um sector que tão bem representa Portugal no mundo".

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

Actualidade